certificacao ISO 9001

A Futuro, líder na obtenção da Certificação da Qualidade, tornou-se uma empresa certificada em outubro de 2001.

O Certificado foi atribuído pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação e obedece aos requisitos da Norma Internacional NP EN ISO 9001:2008, pelo que é reconhecido em qualquer país que faça parte da rede IQNET.

No âmbito da Certificação da Qualidade, o Sistema Integrado de Gestão da Futuro é periodicamente submetido a auditorias realizadas pela APCER e os resultados evidenciam o esforço da organização em assegurar a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua.

Apostar continuamente na introdução de fatores de inovação permitiu, a partir de 2013, constituir o Sistema Integrado de Gestão (SIG), que é composto pelo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), pelos Sistemas de Gestão de Riscos e Controlo Interno (SGRCI) e engloba ainda a Certificação GIPS para a área de gestão de carteiras de investimento.

O SIG é facilitador do processo global de tomada de decisão, confere uma maior transparência e aumento da confiança junto do cliente e atesta o cumprimento da legislação em relação às normas implementadas.

A Certificação da Qualidade assinala um marco histórico na atividade da Empresa e constitui um valor acrescentado para todos os Clientes Institucionais e Particulares que elegem a Futuro como gestora dos seus Fundos de Pensões.

ÂMBITO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO

A Certificação da Qualidade cobre todas as áreas de atuação da Sociedade Gestora: concepção, gestão, comercialização e prestação de serviços na área de Fundos de Pensões Abertos e Fechados.

POLÍTICA DA EMPRESA

A Futuro - Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, SA. foi constituída em 1988, com o objetivo de gerir Fundos de Pensões e suprir necessidades de complemento de reforma, quer numa base coletiva quer numa base individual.

Procurar manter um elevado padrão de qualidade no serviço prestado tem constituído, desde sempre, um objetivo da Futuro.

A Política da Empresa assenta portanto nos seguintes princípios fundamentais:

ORIENTAÇÃO PARA O CLIENTE

Manter uma atitude sempre virada para o cliente, cumprindo os compromissos assumidos, disponibilizando todos os serviços que tenham enquadramento legal dentro da nossa área de atividade, e procurando a maximização da rendibilidade dos fundos que nos estão confiados;

SEGURANÇA E CREDIBILIDADE

Atuar de forma consistente, com integridade e profissionalismo e sempre de acordo com princípios de ética, dando primazia à segurança e credibilidade da nossa atuação no mercado, salvaguardando e projetando a boa imagem da Futuro no exterior;

TRANSPARÊNCIA

Assegurar o fornecimento de informação precisa, detalhada e relevante sobre todos os aspetos da gestão dos Fundos;

INOVAÇÃO

Antecipar as necessidades e expectativas dos nossos clientes, através do desenvolvimento de novos produtos e de novas metodologias de trabalho, adaptando-nos continuamente à evolução dos mercados financeiros, do enquadramento legislativo e das novas tecnologias;

ORIENTAÇÃO PARA OS RESULTADOS

Assegurar o comprometimento de todos os Colaboradores na prossecução dos objetivos da Futuro em geral e dos Objetivos da Qualidade, em particular, por forma a corresponder à expectativa de resultados definida pela gestão, salvaguardando a solidez financeira da empresa;

MELHORIA CONTÍNUA

Assegurar o cumprimento dos requisitos contidos na Norma ISO 9001 e na Norma Nº 8/2009-R, nas Normas GIPS e demais regulamentação e legislação que norteia a atividade de Fundos de Pensões, promovendo a melhoria contínua dos serviços, processos e do Sistema Integrado de Gestão, contribuindo para ir ao encontro da Visão da Futuro;

GESTÃO DE RISCOS

Manter uma cultura de orientação para o controlo e mitigação do risco com repercussão em toda a estrutura organizacional da entidade gestora e com especial incidência ao nível das responsabilidades do órgão de administração e dos diretores de topo, estabelecendo os princípios que devem nortear a definição das políticas, dos procedimentos e dos respetivos controlos.