certificacao ISO 9001

A Futuro, líder na obtenção da Certificação da Qualidade, tornou-se uma empresa certificada em outubro de 2001.

O Certificado foi atribuído pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação e obedece aos requisitos da Norma Internacional NP EN ISO 9001:2008, pelo que é reconhecido em qualquer país que faça parte da rede IQNET.

No âmbito da Certificação da Qualidade, o Sistema Integrado de Gestão da Futuro é periodicamente submetido a auditorias realizadas pela APCER e os resultados evidenciam o esforço da organização em assegurar a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua.

Apostar continuamente na introdução de fatores de inovação permitiu, a partir de 2013, constituir o Sistema Integrado de Gestão (SIG), que é composto pelo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), pelos Sistemas de Gestão de Riscos e Controlo Interno (SGRCI) e engloba ainda a Certificação GIPS para a área de gestão de carteiras de investimento.

O SIG é facilitador do processo global de tomada de decisão, confere uma maior transparência e aumento da confiança junto do cliente e atesta o cumprimento da legislação em relação às normas implementadas.

A Certificação da Qualidade assinala um marco histórico na atividade da Empresa e constitui um valor acrescentado para todos os Clientes Institucionais e Particulares que elegem a Futuro como gestora dos seus Fundos de Pensões.

ÂMBITO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO

A Certificação da Qualidade cobre todas as áreas de atuação da Sociedade Gestora: concepção, gestão, comercialização e prestação de serviços na área de Fundos de Pensões Abertos e Fechados.

POLÍTICA DA EMPRESA

Procurar manter um elevado padrão de qualidade no serviço prestado tem constituído, desde sempre, um objetivo da Futuro.

A Política da Empresa assenta portanto nos seguintes princípios fundamentais:

ORIENTAÇÃO PARA O CLIENTE

Manter uma atitude sempre virada para o cliente, cumprindo os compromissos assumidos, disponibilizando todos os serviços que tenham enquadramento legal dentro da nossa área de atividade, e procurando a maximização da rendibilidade dos fundos que nos estão confiados;

SEGURANÇA E CREDIBILIDADE

Atuar de forma consistente, com integridade e profissionalismo e sempre de acordo com princípios de ética, dando primazia à segurança e credibilidade da nossa atuação no mercado, salvaguardando e projetando a boa imagem da Futuro no exterior;

RIGOR NA INFORMAÇÃO

Assegurar o fornecimento de informação precisa, detalhada e relevante sobre todos os aspetos da gestão dos Fundos;

INOVAÇÃO

Antecipar as necessidades e expectativas dos nossos clientes, através do desenvolvimento de novos produtos e de novas metodologias de trabalho, adaptando-nos continuamente à evolução dos mercados financeiros, do enquadramento legislativo e das novas tecnologias;

ORIENTAÇÃO PARA OS RESULTADOS

Assegurar o comprometimento de todos os Colaboradores na prossecução dos objetivos da Futuro em geral e dos Objetivos da Qualidade, em particular, por forma a corresponder à expectativa de resultados definida pela gestão, salvaguardando a solidez financeira da empresa;

MELHORIA

Assegurar o cumprimento dos requisitos contidos na Norma ISO 9001, na Norma Nº 8/2009-R, nas Normas GIPS e demais regulamentação e legislação que norteia a atividade de Fundos de Pensões, promovendo a melhoria contínua dos produtos e serviços, processos e do desempenho do Sistema Integrado de Gestão, contribuindo para ir ao encontro da Visão da Futuro;

GESTÃO DE RISCOS

Manter uma cultura de orientação para o controlo e mitigação do risco com repercussão em toda a estrutura organizacional da entidade gestora e com especial incidência ao nível das responsabilidades do órgão de administração e dos diretores de topo, estabelecendo os princípios que devem nortear a definição das políticas, dos procedimentos e dos respetivos controlos.